Psicóloga Julia de Oliveira Pereira

Atendimento Presencial, Online ou Domiciliar?

Presencial:

Os Atendimentos Presencias são realizados no consultório clínico. Esse é o formato mais tradicional de atendimento e o mais conhecido.

Trata-se de uma boa opção para quem se sente desconfortável em realizar atendimentos online.

A proposta do Atendimento Presencial, assim como os demais formatos de atendimento, segue todas as obrigações éticas e profissionais, preservando o sigilo e o respeito ao cliente.

Online:

A proposta do Atendimento Online é oferecer ao cliente uma alternativa caso não tenha como realizar atendimentos presenciais, seja por localização, debilidade ou outros. Assim como a proposta presencial, trata-se de acolher a demanda do cliente, buscando promover a reflexão e compreensão do que foi demandado.

O Atendimento Online segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo e o respeito pelo paciente. Contudo, neste caso o psicólogo que faz o atendimento pode estar em outra cidade, estado e até mesmo em outro país.

Domiciliar:

O Atendimento Psicológico Domiciliar (Home Care) é uma modalidade de atendimento possível frente a situações específicas:
• Quando há dificuldade ou impossibilidade de locomoção devido a patologias;
• Quando o cliente é morador de ILPIs;
• Atendimento a pessoas acamadas e/ou em estágio terminal;
• Atendimentos em áreas específicas, como Estratégia de Saúde da Família, Acompanhamento Terapêutico, dentre outras.

O pedido ou a indicação para o atendimento psicológico domiciliar pode ser feito pelo próprio cliente, por seus familiares, pela(o) médica(o) ou equipe de saúde.

O Atendimento Domiciliar segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo, a confidencialidade e o respeito pelo paciente. Portanto, é importante que se análise o ambiente, garantindo que estímulos e demais pessoas que possam estar presentes no domicílio não interfiram na sessão.
Assim como no consultório, deve ser combinado com o cliente o dia e hora em que as sessões serão realizadas, além da periodicidade, direitos e deveres entre as partes.