Psicóloga Julia de Oliveira Pereira

Como funciona o Atendimento Psicológico Domiciliar (Home Care)?

O Atendimento Psicológico Domiciliar (Home Care) é uma modalidade de atendimento possível frente a situações específicas:

  • Quando há dificuldade ou impossibilidade de locomoção devido a patologias;
  • Quando o cliente é morador de ILPIs;
  • Atendimento a pessoas acamadas e/ou em estágio terminal;
  • Atendimentos em áreas específicas, como Estratégia de Saúde da Família, Acompanhamento Terapêutico, dentre outras.

De quem deve partir o pedido para atendimento domiciliar?

O pedido ou a indicação para o atendimento psicológico domiciliar pode ser feito pelo próprio cliente, por seus familiares, pela(o) médica(o) ou equipe de saúde.

Quais os cuidados necessários ao realizar atendimento domiciliar?

O Atendimento Domiciliar segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo, a confidencialidade e o respeito pelo paciente. Portanto, é importante que se análise o ambiente, garantindo que estímulos e demais pessoas que possam estar presentes no domicílio não interfiram na sessão.

Assim como no consultório, deve ser combinado com o cliente o dia e hora em que as sessões serão realizadas, além da periodicidade, direitos e deveres entre as partes.