O Atendimento Psicológico Domiciliar (Home Care) é uma modalidade de atendimento possível frente a situações específicas:
- Quando há dificuldade ou impossibilidade de locomoção devido a patologias;
- Quando o cliente é morador de ILPIs;
- Atendimento a pessoas acamadas e/ou em estágio terminal;
- Atendimentos em áreas específicas, como Estratégia de Saúde da Família, Acompanhamento Terapêutico, dentre outras.
De quem deve partir o pedido para atendimento domiciliar?
O pedido ou a indicação para o atendimento psicológico domiciliar pode ser feito pelo próprio cliente, por seus familiares, pela(o) médica(o) ou equipe de saúde.
Quais os cuidados necessários ao realizar atendimento domiciliar?
O Atendimento Domiciliar segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo, a confidencialidade e o respeito pelo paciente. Portanto, é importante que se análise o ambiente, garantindo que estímulos e demais pessoas que possam estar presentes no domicílio não interfiram na sessão.
Assim como no consultório, deve ser combinado com o cliente o dia e hora em que as sessões serão realizadas, além da periodicidade, direitos e deveres entre as partes.